segunda-feira, maio 16, 2011

Questiono

Ando oscilando.

Oscilo entre a segurança e confiança, a fé no futuro brilhante que me foi prometido desde o dia em que nasci, que me foi encomendado pela bondade que sei que existe em minha alma, que me logicamente é confiado pelo investimento de energia nas minhas ações.

De repente me deparo com a sombra de tudo em mim – insegurança, desconfiança, desesperança. Percebo a falta de garantias que esse futuro me reserva e questiono, questiono, questiono. Estou fazendo tudo o que posso? Existem sinais do meu fracasso? Devo confiar no fluxo das coisas que vão? Há como sobreviver ao presente?

Há muito tempo não conto com a sorte e somente com meu próprio esforço. Mas conforme as coisas mudam rapidamente sem que eu tenha nenhum controle, questiono, questiono e questiono – de que adianta o meu esforço? Nesse mundo sem garantias minha preocupação parece perda de tempo, a ansiedade some pra de repente explodir.

Me dizem para confiar. Que a potência leva tempo para se tornar ação. Que a natureza do grão é germinar: basta que se plante. Plantei já há tanto tempo, planto diariamente em meus pensamentos e o produto final ainda é a incerteza enquanto eu questiono, questiono e questiono: confiar em que?

Vou explodir se mais alguma vez tiver que responder a mim mesma: confiança no Eu. Me parece apenas uma desculpa sem graça para racionalizar a verdade indubitável: nesta vida, você simplesmente não sabe o que irá frutificar. Você aposta, corre os riscos, e de vez em quando você ganha; então você atribui ao esforço a qualidade do seu sucesso.

Mas quando perde, só te resta dizer: azar, paciência. Outras oportunidades virão.

Questiono, questiono, questiono.

4 comentários:

Fá Carone disse...

Acaba de se materializar o "inconsciente coletivo"! Só pra registar a TOTAL empatia com CADA palavra delirada... Bjos querida!

Leonardo disse...

Fazia tempo que não passava aqui.
Os textos continuam ótimos. Eu também questiono... e algumas vezes até questiono se ainda devo questionar. Que dúvida!
Beijos

Carol disse...

Questionaremos sempre.

Adoro ler seu blog.

raul bele disse...

querida maninha...
questionar o agora, o real, o vivo é perder em si. é se tornar vuneravel.

questionar o amanhã, o que realmente se quer, onde quer chegar, pra onde quer viajar, quanto dinheiro precisa ter pra viver e ser feliz... tudo isso nos faz crescer...

questionar é crescer. nunca deixe de se questionar... mas lembre-se:

não tenha medo de viver a vida aovivo. ame suas dúvidas, mas agradeça pelas suas certezas... vibre as vitórias e siga firme...

melanie klein sabe bem dizer que a vida não é isso ou aquilo. é isso E aquilo...

beijão