domingo, março 07, 2010

Por favor?



Começou com algumas frases de amorosa revolta: “O amor é importante, porra!” começou a aparecer em vários cantos da cidade, ali no viaduto da Sumaré, por exemplo. Apesar da veracidade da frase, e da beleza da proposta, sempre me incomodou que o amor fosse requisitado de maneira tão agressiva.

Recentemente, pude notar que outro pedido tem sido feito: “Mais amor, por favor” está sendo estampado por aí. Nos pontos de ônibus, cabines telefônicas, muros baldios, debaixo do minhocão. O pedido aparece cada vez mais freqüente, e eu não pude evitar de me perguntar: o amor deve ser cobrado, ou mesmo pedido por favor?

O que me incomodava na agressividade da primeira frase começou a me incomodar no pedantismo da segunda... ok, ok, chatos de plantão, eu sei que existe todo um contexto, cultural, social, global, whatever... e eu sei que neste post vou acabar dando uma de garota enxaqueca. Mas não parece um pouco patético ter de pedir por amor? Implorar, cobrar, pressionar? Não seria esta uma contradição em si mesma?

Estreitando um pouco os olhos, e afunilando um pouco a questão, me causa até alguma vergonha que o amor tenha que ser solicitado ao invés de ser doado de todo o coração, como sempre aprendemos, desde pequenos, que deve ser. Entre os povos, entre as pessoas, entre os casais - em tempos de relações efêmeras, não basta ser o amor o guia principal das atitudes e comportamentos entre duas pessoas que, hipoteticamente, estão juntas porque se amam.

Não. Sempre existem outros interesses em jogo. São muito mais importantes a vaidade, o orgulho, a superficialidade. Hoje em dia, duas pessoas ficam juntas porque é fácil estarem juntas, uma vez que sem profundidade, não surgem conflitos. E é só. Ponto. Parceiro legal é aquele que não te aborrece, não enche o saco com seus horários, com o que você faz durante seu dia, na verdade pouco importa porque “deve haver individualidade”.

Basta isso, basta que seja um complemento simples e livre de quaisquer problemas. E na iminência de haverem quaisquer tipos de dores de cabeça emocionais, zap! Elimina-se o parceiro como quem joga fora um aparelho celular que às vezes faz um pouco de chiado. E ainda falam de amor!

Falam tanto que os relacionamentos devem ser feitos de troca, e então eu te pergunto: só te amo se você me amar em troca? Falam tanto de haver espaço para a individualidade, de um “não precisar do outro”, e eu acabo ficando na dúvida: quando foi que a individualidade passou a significar egoísmo, falta de parceria? As mulheres que me desculpem, mas em relação a este tópico, a verdade é que eu estou farta desse papinho feminista.

Acho que o mundo precisa sim de mais amor, urgente, agora, asap. Mas pedir por amor vai contra tudo aquilo que o amor traz consigo, que é a doação, a espontaneidade. Quem já amou um dia sabe que não tem nada a ver com troca. Quem ama simplesmente ama, sem grandes motivos que justifiquem este sentimento. Ama porque quer, ou até porque não consegue evitar. Ama e acabou.

Então que todos amem-se uns aos outros sim, adorei, mas (aí sim) POR FAVOR, não desvirtuem a essência de um sentimento tão bonito colocando seus egos no meio. Amor não tem nada a ver com favor. Por mais que rime.

5 comentários:

Celebridade Vira-lata disse...

Eu, pessoalmente, gosto do "Mais amor, por favor", concordo com o que vc escreveu, mas esse pedido eu escuto como um pedido talvez de: amor, valores, conduta, é mais importante que a vidinha banal, que as aparências, grana, status... então, por favor, olhe mais para o amor, e deixe de lado as babaquices. Entendo ele assim.

Ana disse...

Eu simpatizava com a causa, até perceber que pichar um muro que não seja seu, um telefone público, um viaduto ou seja lá o que for, por mais nobre que seja a causa, acaba sendo uma falta de amor - às coisas dos outros...
Sei lá... pode ser que eu esteja errada, mas também acho pedante ficar pedindo amor aos outros.
É como apontar o dedo ao defeito alheio e não ver que vc também está fazendo besteira :(
To falando muita besteira?
beijos,

N. Ferreira disse...

Aninha, concordo em gênero, número e grau. O amor é necessário, desejado, fundamental como a Luli falou. Mas pedir por amor meio que invalida todo o resto, ainda mais desta maneira.
A causa é linda mas com erros na execução - mais ou menos como comemorar o dia das mulheres, e deixar todos os outros 364 pros cuecas :P

Marcela Marson disse...

Acho que esse Por favor, é do tipo "Acordem". O mundo precisa de mais amor sempre! com tantas coisas ruins que nós humanos fazemos uns com os otros a troco de "banana".
Acho que é isso, precisamos de mais amor por favor!
Mas, concordo que implorar amor não legal, pois ele o amor é puro e sincero, sem imposições. Agora se for no sentido conotativo de "acordem", aí ok!
Beijos

Johnny na Babilônia disse...

curti! bjss