segunda-feira, dezembro 04, 2006

Cansei de Esperar - por Vitor Vilela

Cansei de olhar pro relógio e perceber quanto tempo já se passou desde a última vez que eu verifiquei o horário.
O ponteiro esgota os minutos de oportunidades que eu deixo passar por sua causa e vc ainda não ligou. Não faz sentido.
Como pode alguém gastar horas das nossas vidas a favor de uma espera? de uma surpesa? de uma expectativa? De uma resposta? É no mínimo uma falta de educação. Deveriam ensinar isso no colégio: não se deve deixar os outros esperando!

Durante toda a minha vida eu esperei coisas, esperei minha mãe me buscar, esperei a hora do almoço, esperei o resultado de uma prova, esperei a hora de poder dirigir um carro pra depois esperar uma porrada de sinais vermelhos se transformarem em sinais verdes, esperei uma menstruação chegar (várias por sinal), esperei as minhas férias, um feriado, um fim de semana, esperei a saudade passar, esperei uma doença se curar e uma(algumas) dívida(s) se acabar(em)... será que é isso que fazemos durante nossas vidas? Esperar? Será que somos obrigados a preencher nossos momentos de espera com outras esperas? E o que é pior, será que não podemos fazer nada pra agilizar essas esperas?

"No meio do mês que vem tamo marcando um churras, vai ser bem legal, vamo aí?"
.... Opa, claro que sim, mal posso esperar!

"Central de atendimentos, espere na linha até que um de nossos atendentes entre em contato"
... espero sim, porque não? tenho alternativa? Qual é o número que eu tenho que teclar pra ir direto pro depto. "solução dos meus problemas"??

"Pois não senhor, uma mesa pra dois? Claro, aguarde um minuto."
... Aguardo, claro. Já estacionei o carro e essa é a espelunca menos lotada que eu encontrei em toda a Vila Madalena!

Pare pra pensar! Quanto tempo nós perdemos esperando? Uma semana, meses, anos... será que isso chega a uma década de espera em nossas vidas? Talvez menos... ou mais, o fato é que dedicamos boa parte do nosso tempo esperando, esperando e esperando. Esperando um evento importante, uma data comemorativa, uma viagem programada, salários, aniversários, aumentos, realizações, etc etc etc... cansei de esperar!
Gostaria de uma vida sem esperas, cheia de impulsividades, de decisões e respostas rápidas, de ações ao invés de expectativas e ansiedades, de iniciativas ao invés de reflexões inúteis e de fantasias sem fundamentos. De "sim, é pra já!" no lugar de "não sei, talvez, pode demorar um pouco, quem sabe...".

Devo admitir a minha irritação e radicalismo sobre o assunto, mas, como sempre, ainda resta o outro lado da moeda para apaziguar a situação.
Existem esperas boas, sim. estão em minoria, mas são carregadas de sentidos e significados, como a espera de um bebê, a espera de um beijo, a espera de um gol, de um novo dia, e todo esse romantismo utópico que vivenciamos diariamente e que estão presentes em vários níveis de nossas vidas. São esperas importantes também, nos provam vivos, nos fazem correr atrás de nossos objetivos e nos testam a capacidade de saber esperar, afinal, paciência é uma virtude, né??

Espero uma resposta


-_- ...zzZzZzZZZzZZ²ZZ²²²...

7 comentários:

Nana Ferreira disse...

My dear shoo-shoo,
De fato a paciência é uma virtude! Mais do que isso a entendo como uma boa capacidade de tolerar as frustrações, o que é, por si só, um sinal de maturidade... sacumé? Conseguir esperar pelas gratificações, não ser imediatista, não querer tudo pra ontem... enfim, saber suportar que nem tudo está em nosso controle.
Em última análise, aceitar nossa dose de impotência frente às dificuldades da vida, não apenas afetivas, como mesmo existenciais. Reconhecer que não somos onipotentes, e que às vezes só resta mesmo esperar.
Em todo caso, amei, amo e continuarei a amar enquanto você continuar sendo esse homem sensível que vc demonstra ser dia após dia.
Em resumo: parabéns, presentão de 2006!!

Vitor Vilela disse...

Valeu pelo espaço xu! Escrever sobre essa dor de cotovelo foi uma válvula de escape bastante produtiva.

Na próxima tentarei escrever sobre algo menos tenso.

Bjocas

Julia Perissinoto disse...

li, gostei bem e a primeira coisa que me veio na cabeça foi a frase de uma música do Flaming Lips:
"You realize the sun doesn't go down
It's just an illusion caused by the world spinning round"
acho que vale pensar e re-inventar a Espera.
famosa, por sinal.

ferossini disse...

Ta impaciente quanto a perspectiva de espera da vida?
Acende um cigarro e espera passar...

Marson disse...

Nossa como é dificil lidar com a ESPERA , aliás com todas essas esperas que nunca acabam ...
Se pudessemos nunca esperar seria uma dádiva , mas como tudo na vida tem um propósito ... é melhor olhar pelo sentido bom da coisa . Quanto menos esperarmos melhor, o negócio é se distrair , que de repente tudo se encaixa!
"O tempo é o senhor da razão" será?
aii como é difícil! dá-lhe paciência.

Anderson Almeida disse...

Voce escreve muito bem, tb tenho um blog e fiquei com uma certa inveja ao ler esse texto. rs..rs.. mas é otimo, adorei, acho que vc é muito talentoso. Caso tenha tempo e quiser dar uma olhada nos meus textos "tensos" (rs..rs..), o endereco é: http://ohomemqueescrevia.blogspot.com

abraço

Tatha Fernandes disse...

Muito bom texto! Ótimas observações!