segunda-feira, agosto 25, 2008

Amigos, amigos...

Entre os mais curiosos mistérios da humanidade, a amizade entre homens e mulheres sempre me chamou a atenção.

Não sei se acredito. Ou melhor, talvez eu sempre tenha acreditado, mas esteja perto de começar a desacreditar.

Muita gente já disse que o comportamento dos homens em relação às mulheres (e vice-versa) é, primordialmente, instintivo. A velha e manjada preservação da espécie. Primeiro, homens e mulheres se olham como animais e verificam se o espécime em sua frente seria um bom reprodutor. Se isso não se confirma, nasce uma amizade (ou não).

Ok. Até aí tudo bem.

Mas e quando, de uma suposta amizade, nasce uma atração? Será que isso não confirma que, a bem da verdade, a amizade inteira foi uma puta questão de interesse, e que um dos dois estava apenas esperando o momento de dar o bote?

Pergunta: é possível realmente dois amigos fazerem sexo e a amizade continuar intocada? Ou melhor... se dois amigos chegam ao ponto de fazer sexo, pode-se dizer que eles eram mesmo amigos? E apenas isso?

Procurando pelo significado da palavra “amizade” no dicionário eletrônico Houaiss, me deparei com diversos significados. A palavra “amizade” vem do latim amicitas, que quer dizer aliança, pacto. Modernizada, amizade pode ser desde “sentimento de grande afeição, de simpatia (por alguém não necessariamente unido por parentesco ou relacionamento sexual)”, passando por “reciprocidade de afeto” e chegando até mesmo a “atitude ou gesto de benevolência, de complacência”.

Algumas linhas abaixo, constavam alguns regionalismos. E ali encontrei o que procurava.

amizade colorida
Regionalismo: Brasil. Uso: informal.
relacionamento amoroso e sexual, ger. passageiro, sem compromisso de estabilidade ou fidelidade

Então uma amizade entre homens e mulheres pode, facilmente, transformar-se em amizade colorida? Com que facilidade? A estabilidade referida acima, o que exatamente ela quer dizer? Que convites para o fim de semana, incluindo dormir na mesma cama, podem ser apenas um gesto de amizade?

Eu não sei mais no que acredito.

Quando um homem e uma mulher que se dizem amigos fazem sexo, é claro e evidente que a atração sexual superou todos os outros sentimentos, transformando uma hipotética relação de amizade em uma amizade colorida. É tipo uma quebra de barreiras, pois supõe-se que, em uma amizade, não exista posse, nem egoísmos, nem segundos interesses, o que absolutamente não condiz com a minha idéia do que permeia as relações sexuais mais-ou-menos contínuas, mesmo que casuais. Pra mim, isso muda um pouco a tal da “reciprocidade de afeto, sentimento de grande afeição e simpatia, atitude de benevolência” (a não ser que, após alguns meses de seca, seu melhor amigo tope transar com você por caridade, o que convenhamos, é bem esquisito).

Claro que às vezes a gente mistura as coisas, ou bebe demais e acaba fazendo algumas besteiras. Às vezes a gente confunde apoio com xaveco e dá uma escorregada (nesse caso, os amigos sentam e conversam, e não há mal-entendidos). Mas isso só acontece se, alguma vez na vida, você já olhou pro amigo (ou amiga) com outros olhos. Às vezes até inconscientemente. E, desculpa, um “deslize” dá pra entender, dois já vira um teretetê.

Talvez eu seja meio careta, mas acho que então não é amizade. Eu não tenho vontade de beijar diversos amigos meus, e muitos deles também jamais demonstraram querer me beijar. E olha que alguns são lindinhos, uma graça, tipo bons partidos. Mas de alguma forma, não rola.

Pra mim não é normal não senhor eu dormir na mesma cama com alguém com quem já fiz sexo até mais de uma vez, e isso não significar, necessariamente, que eu estou afim de mais uminha. Eu não costumo dormir numa boa (leia-se, desinteressadamente) na mesma cama de pessoas com as quais já transei. Na verdade isso nunca aconteceu comigo.

Já dormi sim na mesma cama com amigos, mas amigos com os quais nunca tinha rolado nem mesmo uma olhada pra minha bunda. E, se acaso amigos com os quais já rolaram coisas me convidam para dormir em suas residências, eu consigo distinguir direitinho as intenções, e se não quiser nadinha de nada, simplesmente não aceito o convite. O que faz com que eu me torne repetitiva e reforce: eu não durmo na mesma cama com pessoas com as quais já transei se não houver espaço prum repeteco.

Principalmente se ambos estivermos deitados e semi-nus (eu não fico semi-nua na frente de amigos meus).

Porque senão, como funciona isso aí? Quer dizer que se eu dou prum amigo e na semana seguinte ele me chama pra ir pra casa dele, eu devo considerar a hipótese de que talvez aquele convite nada tenha de sexual?

Ele quer é jogar videogame?
E eu não devo nem alimentar expectativas?
Mas devo estar preparada caso “pintar um clima”??
Mas que pode ser que não role?
Afinal acima de tudo somos amigos?

A verdade é que todo esse papo de modernidade me confunde e eu já não sei nem se minha cabeça deveria se atualizar. Será que um dia seremos todos amiguinhos coloridos, que ligam uma hora pra transar, outra hora pra chorar um coração partido? E aí tudo bem, o amigo que te comeu ontem conta pra você o quanto está afim de comer a gatinha da academia, e você sorri, acha o máximo e dá conselhos? Assim tudo numa boa?

Então eu devo olhar desconfiada pra todos os meus amigos, porque na real eles querem mesmo é papar a minha bundinha? E se não paparam é porque eu não seria uma boa reprodutora? E aí a culpa é minha?

Mas... e onde ficam todos os meus amigos queridões com os quais eu tomo cerveja, falo um monte de besteira, viajo sozinha (cada um dorme numa cama), conto meus casos amorosos?

Algo não se encaixa.

Pra mim amigo é amigo, amante é amante. Fuck-buddie já é outra categoria, definitivamente distante do que eu chamo de amigo. Porque amigo eu até fico abraçadinha, mas não beijo na boca nem transo loucamente.

Talvez então meus “amigos” devessem ser chamados de colegas. Ou talvez outro nome que sirva para definir aquele “amigo” que a gente adora, conversa horrores, tem a tal reciprocidade de afeto e às vezes até de ciúmes, mas que o sexo é bom pra caramba e você faria todos os dias, embora não esteja apaixonada.

Ainda não encontrei esse termo no Houaiss, por isso coloquei as aspas - acho que não existe. E se não existe o termo, será que existe de verdade? Não conheço nada que exista sem ter um nome... ou existe?

(Talvez somente isso aqui dentro)

Amigos amigos... mas por favor, o sexo à parte.

Nenhum comentário: