quarta-feira, julho 08, 2009

De férias do divã


Tem gente que pensa que ser psicóloga é ter a profissão mais sussa do universo. Afinal, basta se sentar na frente de alguém, fazer cara de paisagem e escutar durante 50 minutos os problemas alheios, para depois receber milhares de dólares sem qualquer esforço.

Como diz uma amiga minha, “lei do engano, darling”. Pode não parecer, mas ser psicólogo é como padecer no paraíso – como fazer as pessoas finalmente se enxergarem como deveriam? Como mostrar para alguém algo que está bem na sua cara, mas oculto pelo véu das ilusões? Como instrumentalizar professores super bem-intencionados a lidar melhor com seus alunos de inclusão sem parecer intrometida? Como fazer uma mãe superprotetora entender que seu pequeno filhinho pré-adolescente precisa aprender a ir ao banheiro sozinho?

Estas e outras questões tão pesadas quanto estão presentes na maior parte dos meus dias. Ser psicóloga é hiper gratificante, pois não tem sensação no mundo igual a você ver um ser humano aprender a ser mais feliz. É tudo de bom, mas é super ultra mega max giga jam cansativo. Mentalmente, é extenuante.

E é por isso que, quando chega julho, eu quase entro em mania de tão feliz: meus pacientinhos entram em férias escolares e eu finalmente posso descansar um cadim. Sincronizar a agenda com os pacientes do consultório geralmente é um trabalho árduo – mas eu finalmente consegui e a partir deste feriado já entro em recesso “escolar”.

Sem viagens fantásticas (apesar de ter sido a idéia inicial) – apenas 10 deliciosos e idílicos dias na praia na companhia da minha família, de amigos e das Meninas-Caninas. Não interessa se vai fazer sol; o mar gelado não me preocupa nem um pouco; o vento absurdo típico da Ilha em mês de julho não é nenhum problema: tudo o que eu quero é ESVAZIAR A MENTE.

Meditação, corrida, escrita, leitura, sono, gastronomia, risada, conversa... e, plis Universo, o mínimo de problemas possível. De preferência, adoraria poder ficar em silêncio os 10 dias (impossível, considerando a mistura Mamis + Landão + Ires + Pati + ilhéus diversos).

Então eu deixo o silêncio pro próximo Carnaval e saio neste feriado tirando férias de tudo: de pacientes, de escolas, de mães difíceis, de gatinhos indecisos, do ringue, de uma parte da família, de amigos, da(s) minha(s) própria(s) terapia(s) e quiçá de mim mesma. Abandono aqui minhas vestes de psicóloga, minhas luvas de kickboxer, minha fala diplomática e meu saquinho murcho de Jó.

Eventuais posts poderão ser avistados. Meus amigos blogueiros, bom feriado a todos. Eu peço uma coisa só: se em 10 dias eu não estiver de volta... por favor, me deixem por lá!

6 comentários:

Luli disse...

Deixar lá? nananinanão!
Precisamos de você aqui mesmo.
Boas Férias!

Johnny na Babilônia disse...

hahahha! boa viagem! Tb to precisando de férias do mundo! bjs!

Ana disse...

ai que tudoooo, to sem férias há três anos e quando vejo que alguém conseguiu (tirar férias, ligar o off e curtir a vida), fico muito feliz.
Tiro uma semaninha em setembro. Que passe logo o tempo, rs
Mas que seus 10 dias sejam S E N S A C I O N A I S!
beijos,

Ana disse...

esqueci de dizer no comentário anterior: eu não botava muita fé nesse papo de terapia, pq sempre achei que conseguiria resolver meus problemas sem a ajuda de estranhos.
Até que tive uma insônia crônica de uma semana e, quase parecendo um zumbi (minha cabeça não parava de falar e fiquei sem pregar o olho todo esse tempo), me rendi a um psiquiatra.
Em uma hora de sessão ele me fez ver exatamente o que me incomodava: eu chorei feito doida, por dois motivos: por perceber o que o médico me ajudou a ver e mudou minha visão da terapia, rs
Mudei de opiniao totalmente!
beijos,

Leonardo disse...

Nana,

Antes de mais nada, obrigado mais uma vez pelo elogio. Também já virei sócio de carteirinha daqui!

E estou na expectativa pelo próximo post - sem querer atrapalhar suas férias, claro! rsrs

Férias é bom demais né? Às vezes poucos dias longe de tudo -ou quase tudo- já são suficientes pra dar uma boa renovada no pique pra enfrentar as rotinas. Aproveite bastante!

Beijo

L.J disse...

Olá, só gostaria de te parabenizar pelo blog, adorei o texto. Boas férias, aproveite.

Abraços